10 conseqüências do sono ruim (insônia crônica)

Você sabe que dormir pouco faz com que se sinta irritado e não consegue prender sua atenção. Você pode não saber que efeito o sono ruim a longo prazo pode ter na sua vida sexual, memória, saúde, aparência ou quando deseja perder peso. Aqui estão dez consequências surpreendentes e sérias do sono ruim.

1. Dormir mal causa acidentes

A privação do sono desempenhou um papel em alguns dos maiores desastres da história recente. Basta pensar no acidente nuclear em Three Mile Island, em 1979, no enorme desastre de petróleo no Exxon Valdez, no desastre nuclear de Chernobyl e muito mais. Mas a falta de sono também é um risco à segurança na sociedade cotidiana. A sonolência pode afetar o tempo de reação na mesma medida que o consumo de álcool. De acordo com as autoridades de controle de segurança da América, o cansaço pode causar 100.000 acidentes de carro anualmente e causa 1.500 mortes apenas nos Estados Unidos.

O problema parece ser principalmente com pessoas com menos de 25 anos. Segundo estudos, a falta de sono e o sono ruim também levam a acidentes e lesões no trabalho. Um estudo constatou que os funcionários que se queixaram de fadiga excessiva durante o dia tiveram uma probabilidade significativamente maior de se envolver em acidentes e lesões durante o trabalho. Estes eram frequentemente acidentes recorrentes e havia também consideravelmente mais relatos de doença nesse grupo.

2. Falta de sono torna você mais estúpido

O sono desempenha um papel muito importante no pensamento e na aprendizagem. A falta de sono danifica esses processos cognitivos de várias maneiras. Em primeiro lugar, atenção, atenção, concentração, raciocínio e solução de problemas são limitados. Isso torna mais complicado o aprendizado eficiente. Além disso, os diferentes ciclos de sono durante a noite também contribuem para manter as memórias em sua cabeça. Se você não dormir o suficiente, não conseguirá se lembrar dos momentos e experiências de aprendizado durante o dia.

3. A privação do sono leva a sérios problemas de saúde

Segundo as estatísticas, noventa por cento das pessoas com insônia também têm uma condição diferente. A falta de sono e o sono ruim crônico podem levar a:

  • Doença cardíaca
  • Ataque cardíaco
  • Insuficiência cardíaca
  • Batimento cardíaco irregular
  • Pressão alta
  • Hemorragia cerebral
  • Diabetes

4. Falta de sono reduz sua libido

Especialistas no campo do sono indicam que homens e mulheres que sofrem de falta de sono também têm uma libido mais baixa e mostram menos interesse em sexo. Pouca energia, sonolência e um aumento da tensão podem ser a razão disso. Para os homens com apneia do sono , um problema respiratório que interrompe o sono, outra causa pode desempenhar um papel na falta de sentimentos sexuais.

Em um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism em 2002, sugere-se que muitos homens com apneia do sono também apresentem baixos níveis de testosterona. Neste estudo, parece que quase metade dos homens que sofrem de apneia grave do sono também produzem concentrações anormalmente baixas de testosterona durante a noite.

5. Insônia deixa você deprimido

Com o tempo, a privação do sono pode contribuir para os sintomas da depressão. De acordo com uma pesquisa realizada em 2005 nos Estados Unidos, as pessoas que foram diagnosticadas com depressão ou ansiedade em muitos casos dormiam menos de seis horas por noite. A forma mais comum de distúrbio do sono é a insônia ou insônia , essa condição tem o elo mais forte com a depressão.

Em um estudo de 10.000 pessoas em 2007, as pessoas com insônia tiveram pelo menos cinco vezes mais chances de desenvolver sentimentos de depressão. De fato, a insônia é um dos primeiros sintomas da depressão. Além disso, existe uma conexão entre a insônia e a força dos pensamentos suicidas. Pessoas com insônia crônica têm um risco aumentado de suicídio ,

Insônia e depressão se alimentam. A perda de sono alimenta os sintomas da depressão, e a depressão torna mais difícil adormecer novamente. Por outro lado, é possível tratar a depressão e os sintomas associados através do combate aos problemas do sono e vice-versa.

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6. A privação do sono deixa sua pele mais velha

A maioria das pessoas sabe que pele pálida e olhos inchados após algumas noites de falta de sono. Verificou-se que a falta crônica de sono pode levar a pele opaca, linhas finas e olheiras ao redor dos olhos. Se você não dormir o suficiente, seu corpo produzirá mais cortisol, que é o hormônio do estresse. Em quantidades excessivas, o cortisol pode quebrar o colágeno na pele, a proteína que mantém a pele macia e elástica.

A perda de sono também faz com que o corpo produza pouco hormônio do crescimento. Quando somos jovens, o hormônio do crescimento humano estimula o crescimento. À medida que envelhecemos, ajuda a aumentar a massa muscular, engrossar a pele e fortalecer os ossos. O hormônio do crescimento é liberado durante o sono profundo.

7. Falta de sono leva ao esquecimento

Deseja manter sua memória nítida? Depois, certifique-se de dormir o suficiente. Em 2009, pesquisadores americanos e franceses descobriram que a atividade cerebral chamada “movimentos de ondas acentuadas” é responsável pelo processamento da memória. As ondas também trazem novas informações do hipocampo para o neocórtex do cérebro, onde são armazenadas memórias de longo prazo. Movimentos de ondas agudas geralmente ocorrem durante as fases mais profundas durante o sono.

8. A privação do sono leva ao ganho de peso

Quando se trata de peso corporal, menos sono significa mais quilos na balança. A falta de sono parece estar ligada a um aumento da fome e do apetite, e talvez também ao excesso de peso. Segundo um estudo de 2004, as pessoas que dormiam menos de seis horas por noite tinham 30% mais chances de estar acima do peso do que aquelas que dormiam por sete a nove horas. Pesquisas recentes se concentraram no vínculo entre o sono e os peptídeos que regulam o apetite.

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A substância grelina estimula a fome e a leptina estimula a sensação de saciedade no cérebro que suprime o apetite. Uma duração mais curta do sono está associada a uma redução na leptina e um aumento na grelina. A privação do sono não apenas parece promover o apetite, mas também estimula o desejo de alimentos ricos em gordura e carboidratos. Estudos contínuos analisam se o sono suficiente deve fazer parte de um método de desperdício.

9. Muito pouco sono pode aumentar o risco de morrer

No ” Estudo Whitehall II “, pesquisadores britânicos examinaram a influência dos padrões de sono na mortalidade de mais de 10.000 funcionários britânicos durante um período de vinte anos. O resultado foi publicado em 2007 com a conclusão de que as pessoas que voltaram de sete horas de sono por noite para cinco horas ou menos tinham quase duas vezes mais chances de morrer por vários motivos. Especificamente, a falta de sono deu um risco dobrado de doença cardiovascular.

10. A privação do sono limita seu julgamento

A falta de sono pode influenciar nossa interpretação dos eventos. Isso reduz nossa capacidade de tomar as decisões corretas, porque podemos avaliar adequadamente a situação e agir de acordo. As pessoas com falta de sono parecem tirar conclusões erradas sobre o que a falta de sono faz com elas.

Neste mundo, que parece ir cada vez mais rápido, trabalhar com menos sono quase se tornou uma vitória da qual você se orgulha. Mas os especialistas em sono dizem que, quando você pensa que está tendo um bom desempenho com menos sono, provavelmente está errado. E quando você trabalha em um grupo profissional em que é importante julgar sua maneira de funcionar, isso pode ser um grande problema.

Estudos mostraram que pessoas que dormem seis horas em vez de sete ou oito, com o tempo, sentem que se acostumam. Mas quando você observa como essas pessoas realmente pontuam nos testes de alerta mental, elas mostram uma tendência de queda.

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